‘Bolsonaro agravou a situação da fome’, diz representante da Ação Coletiva ao portal O Joio e o Trigo

01/10/2020

Em entrevista exclusiva para o portal O Joio e o Trigo, o coordenador da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede PenSSAN) e membro do Comitê Gestor da Ação Coletiva Comida de Verdade, Renato Maluf, falou sobre os fatores que contribuíram para o agravamento do quadro da fome no Brasil nos últimos cinco anos e os impactos do desmantelamento de políticas públicas importantes para a garantia do direito humano à alimentação em meio à intensificação da crise econômica vivida no Brasil.

O economista, que foi presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) entre os anos de 2007 e 2011, atualmente é professor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), onde coordena o Centro de Referência em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (CERESAN). Durante a entrevista, ele também destacou a importância das experiências de abastecimento alimentar protagonizadas pela sociedade civil em todo o país. 

“São iniciativas que refletem em parte o que eu chamo de solidariedade entre iguais, que é a solidariedade que interessa. A emergência da pandemia exige ações que enfrentem a emergência. O nosso desafio é, ao agir para enfrentar a emergência, que se construam possibilidades futuras, e é possível isso. Muito dessas iniciativas de circuito de proximidade, feiras locais, conexão de produtor com consumidor, isso pode perfeitamente ser não apenas o enfrentamento de uma condição emergencial, mas pode ser a semente de dinâmicas sociais que continuarão a ser preservadas”, destacou Maluf ao portal.

Confira a entrevista na íntegra, no O Joio e o Trigo.

Fonte: Ascom/Ação Coletiva Comida de Verdade, com informações do portal O Joio e o Trigo
Foto de capa: Elza Fiúza / Agência Brasil / EBC

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s