Sobre

A Ação Coletiva Comida de Verdade: aprendizagem em tempos de pandemia é uma iniciativa de abrangência nacional conduzida por uma articulação de 13 organizações comprometidas com a promoção da soberania e da segurança alimentar e nutricional.

A Ação foi motivada pelo acirramento, pela pandemia de Covid-19, do contexto sócio econômico identificado no quadro sanitário, na fragilização dos canais de distribuição e de acesso aos alimentos, no aumento da vulnerabilidade de agricultores familiares e comunidades tradicionais, bem como na tendência de piora na alimentação com o aumento no consumo de produtos não saudáveis.

Por outro lado, inúmeras experiências de abastecimento alimentar protagonizadas por organizações, redes e movimentos da sociedade civil apresentam respostas ágeis para o fortalecimento dos caminhos que articulam produção, acesso e distribuição de alimentos saudáveis e adequados à população.

É nesse sentido que a Ação Coletiva Comida de Verdade se mobiliza com o objetivo de mapear, identificar e compreender como as experiências em curso contribuem para a construção e o fortalecimento de sistemas agroalimentares equitativos e sustentáveis.

Esse objetivo é implementado por meio de quatro frentes de trabalho complementares:

1. Mapeamento de experiências de abastecimento alimentar protagonizadas por organizações da sociedade civil;

2. Construção de um acervo bibliográfico sobre sistemas agroalimentares e a pandemia de Covid-19;

3. Realização de seminários virtuais a respeito das transformações em curso nos sistemas agroalimentares;

4. Elaboração de publicações decorrentes da sistematização, análise e registro das experiências, materiais e saberes acumulados nos processos anteriores, voltadas a distintos públicos: agentes de governo, gestores públicos, acadêmicos e sociedade em geral.

O propósito é que estas ações, a partir de diferentes parcerias, contribuam para ampliar o debate sobre as transformações necessárias aos sistemas agroalimentares, dar maior visibilidade às experiências em curso e fomentar intercâmbios de práticas e aprendizados.