Relação entre território e alimento é tema de seminário nesta quinta-feira

1 de setembro de 2020

Situações de vulnerabilidade e insegurança alimentar foram intensificadas pela pandemia de Covid-19 em diversas regiões do Brasil e hoje desafiam as redes de abastecimento a fortalecerem as possibilidades de acesso das pessoas à comida. No entanto, qual a origem e o valor simbólico do alimento? 

“Existe uma diferença entre a comida de algum lugar e a comida de lugar nenhum. A comida de algum lugar tem origem e identidade no recurso natural utilizado, na maneira de preparar, de cultivar. A comida de algum lugar reflete o que as pessoas vivem, a disponibilidade de recursos, a biodiversidade, a cultura local”, explica o professor titular do Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (CPDA) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Renato Maluf.

A relação entre o alimento, as pessoas que o produzem e os territórios em que essas pessoas habitam, portanto, será o fio condutor do segundo encontro virtual realizado pela Ação Coletiva Comida de Verdade: aprendizagem em tempos de pandemia. O seminário “Territórios e sistemas agroalimentares sustentáveis” acontece na tarde desta quinta-feira, 3 de setembro, com início às 17h e transmissão pelo canal da Ação Coletiva no Youtube.

A discussão sobre as circunstâncias socioespaciais, culturais, ambientais e territoriais que envolvem os processos relacionados à comida de verdade, será conduzida pela docente da Universidade de Brasília (UnB), Mireya Valencia, tendo como convidadas e convidados: a fundadora do Instituto Maniva e ecochef, Teresa Corção; o membro-fundador da CSA Brasil, Ariel Molina; a agricultora e integrante da coordenação do Polo da Borborema, Roselita Vitor; e o docente da Universidade Federal do ABC, Arilson Favareto. A sensibilidade da ambientação cultural será dos músicos do Duo Fuá do Cerrado, Luciana Lins e Léo Brito.

Para receber o lembrete sobre a transmissão, ative o sininho disponível no canal. Contamos com sua participação!

Serviço

Seminário “Territórios e sistemas agroalimentares sustentáveis”

Data: 3 de setembro, quinta-feira, às 17h (horário de Brasília)

Canal do youtube Ação Coletiva Comida de Verdade: https://cutt.ly/QfgIP0a.

Fonte: Ascom/Ação Coletiva Comida de Verdade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s